Você sabia que o seu cachorro pode chorar de alegria quando te vê? Pois acredite, é verdade o cachorro solta lágrimas. Em um estudo recente foi comprovado que os cães choram quando ficam felizes, principalmente quando reencontram seus tutores.
Para entender o motivo desse e outros tipos de choro, você precisa ler até o final. Assim, você vai saber identificar quando o seu pet está feliz, com fome ou com alguma dor. Vamos nessa? Confira.
5 motivos pelos quais os cães choram
De modo geral, os cães possuem canais lacrimais com o intuito de remover a sujeira dos olhos, porém, surgiu recentemente outro motivo dessas lágrimas correrem tão facilmente: a emoção.
É o que apresenta o estudo feito pela Universidade de Azabu no Japão, que descobriu que os cães choram de alegria ao reencontrarem seus tutores. Porém foi comprovado também que isso só ocorre com quem o animal conhece, de fato.
Ou seja, após um dia longo distante de você, é provável que o seu pet chore de felicidade ao te ver. Porém, existem outros motivos pelos quais os cães choram, que você precisa saber. Veja a seguir:
Saudades do(s) tutor(es)
É fundamental para o seu cachorro, independente da idade dele, que seus primeiros meses ao lado dos seus tutores são importantes para o bem-estar físico e emocional.
Isso porque é a partir dessa relação que os cães obtêm seu alimento, os primeiros cuidados e também a sensação de segurança.
Considerando esses fatores, é possível que o seu cachorro sinta a sua falta quando estão separados. Sendo assim, esse é um dos motivos pelos quais eles choram e uivam também, especialmente à noite.
Estranhamento de uma situação nova
Da mesma forma que os filhotes estranham determinadas situações, cães mais velhos também podem demorar para se acostumarem a uma nova situação. Principalmente em casos de adoção, é comum que os cães se sintam desconfortáveis e chorem durante a noite.
Logo, uma forma de amenizar o problema, é dar muito carinho ao seu pet, proporcionando um cantinho só dele para que se sinta seguro e ir se acostumando ao novo lar.
Ansiedade pela separação
Um dos transtornos mais comuns pelos quais os cães choram é a ansiedade pela separação. Esta é caracterizada por comportamentos, como lambedura excessiva das patas, latidos em excesso, comportamento destrutivo e, claro, o choro.
Contudo, as possíveis causas que estão relacionadas a esse tipo de transtorno são o vínculo forte com o tutor, além da falta de independência.
Fome ou falta de atenção
O choro é uma das maneiras mais eficazes do seu pet chamar a sua atenção. Geralmente, os cães recorrem a quando pedem comida ao seu tutor ou quando desejam atenção.
Isso acontece com frequência se o seu peludo perceber que a técnica funciona. Além disso, alguns cães usam o choro a fim de chamar o tutor para passear ou brincar.
E por falar em alimentação, com a Pegada Natural seu cachorro tem uma vida mais saudável com uma dieta natural e de qualidade. Invista em alimentos naturais para o seu pet chorar de alegria quando vir um prato de comida.
Dores e desconfortos físicos
Além do choro decorrente de desconfortos emocionais, existe o choro de cachorro que pode indicar problemas físicos, especialmente dores agudas em alguma parte do corpo.
Sendo assim, observe se o choro começou de uma hora para outra e se está há outros sintomas, como falta de apetite. Em caso de suspeita, leve seu peludo ao médico-veterinário para uma avaliação.
É preciso levar em consideração também que cada cachorro se comunica de formas diferentes. Até porque, cada um tem a sua personalidade e varia de acordo com a sua criação.
Mas vale identificar as causas do choro e agir assim que possível, para amenizar esse sentimento, caso negativo. Veja a seguir como fazer isso.
O que fazer quando os cães choram?
É fundamental investigar a causa do problema, no caso, o choro do seu pet. Aliás, essa é uma das únicas maneiras que o pet tem para demonstrar se há algo de errado com ele.
No caso dos filhotes ou de cachorro chorando à noite, principalmente se for recém-chegado, é bom verificar se está tudo bem no cantinho dele.
Uma dica importante aos tutores de cães que choram muito, em especial para os peludos que sofrem de ansiedade por separação, é buscar um especialista em comportamento canino que possa ajudar.
Afinal, vale apostar em uma rotina que gasta as energias e estimula comportamentos naturais do pet.
Para isso, você pode contar com o médico-veterinário da Pegada Natural. Esse profissional pode auxiliar no desenvolvimento emocional, assim como orientar para uma alimentação mais saudável para o seu pet chorar de alegria.
Conte com a nossa Pegada e faça seu cachorro feliz. Fale com os nossos especialistas.
QUERO MEU CACHORRO FELIZ COM PEGADA NATURAL