Conheça as 5 necessidades básicas dos cães para obter qualidade de vida

Conheça-as-5-necessidades-básicas-dos-cães-para-obter-qualidade-de-vida

Você já deve ter ouvido a frase: “Esse cachorro tem uma vida boa demais, só come e dorme”. Infelizmente  o que consideramos vida boa, ou melhor, qualidade de vida para nós, não quer dizer que seja bom para nosso cachorro também. Por isso, a importância de conhecer as necessidades básicas dos cães.

Para entender melhor o que isso significa, continue lendo e confira as melhores práticas que você pode adotar para manter seu peludo saudável e com qualidade de vida por muito tempo. Vamos nessa!

As 5 necessidades básicas dos cães. Quais são?

Geralmente nos equivocamos ao imaginar que para ter um cachorro, basta adotá-lo, comprar comida e deixá-lo viver. Porém, não é bem assim. Dessa forma, as necessidades básicas dos cães vão muito além de ter um dono que dê a comida. Acompanhe para entender melhor, a seguir.

Necessidades cognitivas dos cães

Pode parecer estranho ou impossível, mas precisamos falar das necessidades mentais dos nossos cães. Aliás, os cachorros são animais super inteligentes, por isso é importante que tenham essa capacidade cognitiva estimulada.

Sendo assim, é preciso criar desafios para os cães resolverem e, simular situações para que possam expressar comportamentos naturais por meio do Enriquecimento Ambiental, já ouviu falar? 

Trata-se de tornar o local e a rotina do cachorro com bastante estímulos físicos, mentais, sensoriais, alimentares e sociais, a fim de estimular comportamentos como caçar, farejar, roer, cavar, brincar, etc.

Portanto, é importante preservar a capacidade de escolha dos cães, avaliando se a situação proposta está de acordo com a capacidade e disposição deles e, ajudá-lo quando necessário.

Em suma, quando o seu pet começar a manifestar problemas comportamentais, não fique bravo(a) com ele. Isso ocorre apenas porque o seu peludo está sem essas questões supridas. Por isso, leve-o a uma consulta com um zootecnista ou médico veterinário especialista em comportamento animal para buscar como tratar essas questões. 

 

Necessidade de educação/comunicação

Imagine viver onde ninguém se comunica da mesma forma que você, é o caso dos animais, em geral. Por isso, a importância também de entender o seu pet e educá-lo conforme o ambiente em que vive.

Para isso é possível deixar o ambiente favorável para ele não fazer coisas indesejadas, como por exemplo, não pode subir em uma cadeira. Neste caso, basta tirar ou mudar a cadeira de lugar, evitando que ele suba. 

Ou seja, prevenir é sempre a melhor escolha. Então, um reforço positivo é um bom aliado na educação do seu cão,  sendo assim, recompense os bons comportamentos e treine-o diariamente. Com todos participando desse processo de educação do seu pet, fica mais fácil oferecer a ele uma qualidade de vida.

Necessidades sociais dos cães

Os cães são animais sociais, assim como nós, humanos. Contudo, vale garantir que o seu cachorro tenha contato com outros cães e outras pessoas.

A exclusão social é comum para cachorros de algumas famílias, e quando isso é feito, acaba impedindo que o cão aprenda e interaja com outros animais e pessoas.

Porém, é bom lembrar que cada cachorro é único e não necessariamente os outros vão gostar deste contato. Logo, entenda as necessidades do seu pet e faça o melhor que você puder por ele.

Necessidades emocionais dos cães

Nesta parte da pirâmide, vamos cuidar da saúde emocional dos cães. Isso significa que podemos proporcionar a eles que sintam emoções positivas ligadas ao seu bem-estar. 

Se considerarmos a questão da segurança, é fundamental fazê-lo sentir-se seguro, sabendo que está fora de perigo, e sem exposição ao estresse. O que podemos chamar de segurança emocional. 

Portanto, o ambiente precisa ser propício para que o cão saiba o que vai acontecer, pois precisam de previsibilidade. Neste caso a rotina ajuda muito. 

Por último temos a liderança benevolente, no qual você como dono, guia o seu pet para que ele faça boas escolhas, sendo uma referência para ele. Isso acontece ao decorrer do tempo e com muita coerência, constância e positividade ao lidar com seu cão ganhando a confiança dele.

Necessidades biológicas dos cães

Ao olhar a base da pirâmide, vemos as necessidades biológicas, que estão ligadas a questões físicas dos cães. 

Aqui, é preciso levar em consideração, a nutrição adequada, que é um alimento equivalente ao peso, idade e necessidade do pet, no caso.

Cada cão terá uma necessidade específica no gasto de energia. Vale lembrar que os cães filhotes dormem de 16 a 18 horas por dia e cães adultos também precisam descansar.

Outros pontos importantes deste tipo de necessidade são os cuidados físicos, como banho, corte de unhas, limpeza em geral e claro, uma consulta com o veterinário do seu pet. Esse profissional pode ajudar a manter a saúde do cachorro assistida e com as vacinas em dia. 

Além disso, não podemos deixar de pensar numa alimentação mais saudável. A dica de ouro para suprir as necessidades biológicas dos cães é investir em alimentação natural.

Saiba mais sobre isso no próximo tópico.

Pegada Natural como necessidade básica para cães

Agora que você já entendeu um pouco das necessidades básicas dos cães, já pode colocar tudo em prática. 

Aproveite as nossas dicas e comece hoje mesmo a aplicar tudo o que você aprendeu para oferecer mais qualidade de vida ao seu peludo.

Com a Pegada Natural, a alimentação do seu pet fica completa e proporciona mais saúde e felicidade ao seu amigo peludo. Por isso, conte conosco para atender às necessidades básicas dele com mais praticidade e segurança.

Fale com o nosso zootecnista e conheça todos os nossos produtos.

CONHEÇA A MELHOR COMIDA PARA CÃES




 

Solicite um Orçamento

Receba conteúdos exclusivos sobre a Pegada Natural