Se você reparou que o seu pet está triste ou apresenta algum comportamento estranho após a refeição, isso pode ser uma intoxicação em cachorro. Você sabe se o seu cachorro está intoxicado e o que isso pode significar? Caso a resposta seja negativa, fique atento(a), para saber como identificar e o que fazer nesses casos.
Pois mesmo com muito cuidado e carinho, algo que o seu cão comeu pode não cair bem. Então, leia o conteúdo abaixo que vamos te ajudar a entender esse possível problema de saúde canino.
O que causa intoxicação em cachorros?
Existem alguns casos de intoxicação em cachorro que envolvem a administração de veneno por parte de vizinhos e/ou transeuntes.
Em contrapartida, a maioria dos casos ocorrem de maneira acidental na casa do animal. Sendo assim, o cachorro intoxicado passa por isso não só por causa de substâncias atípicas, como o chumbinho, mas devido a outros fatores. São eles:
- Chocolate;
- Uva fresca e uva passa;
- Alho;
- Cebola;
- Macadâmia;
- Abacate (apenas folhas);
- Carambola;
- Bebidas alcoólicas;
- Alimentos com cafeína;
- Alimentos com xilitol.
Além disso, há diversos produtos, alimentos e, até mesmo, objetos de decoração, como plantas que podem intoxicar o pet. Então nunca ofereça esses alimentos ao seu amigo de quatro patas, nem um pedacinho. Fique atento(a) às seguintes plantas venenosas para cachorro:
- Costela-de-adão;
- Comigo-ninguém-pode;
- Espada-de-são-jorge;
- Jiboia;
- Bico-de-papagaio;
- Folha-da-Fortuna;
- Azaleia.
Mantenha essas plantas em um local mais alto e longe do alcance do seu pet. Outra medida importante é redobrar a atenção com produtos de limpeza, principalmente, se você tiver um filhote.
Mas você sabe como identificar se o seu cão está ou não com intoxicação? Confira a seguir os sintomas básicos e fique de olho no seu peludo.
Os principais sintomas de intoxicação em cães
Como falamos anteriormente, a intoxicação em cachorro é causada por diferentes substâncias, sendo os sintomas apresentados de acordo com o material ingerido pelo pet. Dessa forma, o cachorro intoxicado demonstra os seguintes sintomas:
- Diarreia;
- Vômito;
- Dor abdominal;
- Apatia;
- Tremores;
- Convulsões;
- Sialorreia (salivação excessiva).
Se o seu cachorro apresentar um ou mais desses sintomas, mantenha a calma e pense nas seguintes perguntas: qual foi a possível substância que levou à intoxicação? Qual foi a quantidade ingerida pelo cão?Há quanto tempo ocorreu a ingestão? Enquanto isso, vá até o médico veterinário ou zootecnista e informe esse profissional sobre o que aconteceu.
Para saber o que fazer em casos de cachorro intoxicado, vá para o próximo tópico.
O que fazer em casos de cachorro intoxicado?
Primeiramente, vale ressaltar a importância do médico veterinário na vida do seu cão. Esse profissional deve ser consultado sempre, principalmente, em casos de suspeitas de cachorro intoxicado.
Então, leve o seu cão para esse profissional e não tente induzir o vômito, caso perceba que o animal não passa muito bem. Deixe que o especialista identifique a gravidade primeiro.
É importante que aos primeiros sinais de intoxicação o cão seja levado ao médico-veterinário clínico ou gastro o quanto antes.
Mas o melhor remédio sempre será a prevenção, por esse motivo é importante que os profissionais da área estejam sempre atualizados e divulguem esse tipo de informação aos tutores. Para evitar a incidência de intoxicação, seja através de alimentos ou de plantas.
Além disso, o tratamento depende do tempo que a substância está no organismo do seu cachorro, da quantidade ingerida e do estado de saúde geral do seu pet.
Uma medida muito eficaz a fim de prevenir intoxicações é a alimentação natural para cães. Se você quer proporcionar ao seu cachorro uma vida mais saudável e sem chances de risco maiores, conte com um especialista que cuidará do seu pet da maneira certa com preços acessíveis.
A Pegada Natural tem à disposição um profissional preparado para te orientar a cuidar do seu pet do jeito que ele merece. Por meio da alimentação natural, esse profissional indica as melhores refeições e as prepara para o seu cachorro ter qualidade de vida.
Consulte o nosso especialista e peça o seu orçamento.