Como manter a higiene do seu cachorro

Como manter a higiene do seu cachorro

É comum para o ser humano o hábito de uma higiene diária, como escovar os dentes depois das refeições, tomar banho, pentear o cabelo, usar desodorante, etc. Isso porque essa rotina é importante para manter a saúde no nosso corpo. Da mesma forma, os cuidados com cães são importantes para eles se sentirem confortáveis e saudáveis.

Contudo, a higiene para cachorros não é igual à nossa. Por isso, vamos dar 6 dicas de como manter a higiene do seu cachorro para proporcionar mais bem-estar ao seu melhor amigo. Continue a leitura!

 

Higiene canina: os principais cuidados com cães que você precisa saber

Entre os principais cuidados para manter o seu peludo sempre saudável e sem desconfortos está a higiene. No entanto, mesmo tomando todas as medidas possíveis, é normal se descuidar ou esquecer de alguma parte do corpo do seu pet para higienizar. 

Por isso, é bom ficar atento a cada passo da higiene do seu cão para que o peludo permaneça saudável.  Sendo assim, preparamos uma lista sobre os principais cuidados com cães. Confira!

 

Escovação diária

Alguns tutores não fazem a escovação diária do cachorro por acreditarem que não há necessidade.Porém, a escovação é muito importante, uma vez que elimina os pelos mortos e permite que novos pelos surjam. 

Outra vantagem da escovação para os cães de pelos longos é que ela previne nós e acúmulo de bactérias nos pelos. Dessa forma, a escovação é parte básica da higiene do seu pet. Além disso, a escovação para eles é um carinho. Eles adoram!

 

Higienização de patas

Após os passeios diários as patas do seu peludo provavelmente podem estar bem sujas. Fazer a higienização dessa parte do corpo antes de entrar em casa permite que o peludo não traga doenças e não contamine objetos como a caminha, o sofá e outros locais. 

Portanto, se ainda tiver dúvidas de como cuidar do seu cão, lembre-se sempre da patinha, pois essa parte do corpo carrega doenças que podem ser transmitidas, inclusive, para os humanos.

 

Limpeza das orelhas

Para os tutores de pets com orelhas longas, essa região pode causar desconfortos e doenças como a otite, por exemplo. Isso ocorre porque, quando as orelhas não são secas corretamente após o banho, as bactérias se aglomeram e provocam problemas de saúde no peludo. 

Nesse caso, entre os principais cuidados com cães está a região da orelha. Então, se você perceber que as orelhinhas dele estão úmidas, seque-a imediatamente. Para isso, basta utilizar um algodão para tirar possíveis sujeiras.

Mas, se caso encontrar alguma anormalidade, não pense duas vezes em procurar um médico-veterinário. 

 

Escovar os dentes do cão

Escovar os dentes do seu peludo é também um cuidado necessário para manter a higiene dele. Assim como nós, os cachorros estão suscetíveis a cáries, tártaros e mau hálito. Mas, quando é feita a escovação dos dentes corretamente, esses incômodos bucais não são uma preocupação.

Sendo assim, não deixe de ter um dedal ou uma escova de dentes própria para o seu cãozinho, além da pasta de dente. Isso porque fazer a limpeza bucal pelo menos duas vezes na semana vai deixar seu amigo com a boca livre de doenças e um hálito fresco.

 

Cuidados com os cães no verão e no inverno

O verão é uma época quente que incomoda até mesmo os animais, em especial, os mais peludos. Com relação a higiene e cuidados com o pet no verão, é preciso ficar atento à secura que pode provocar incômodos no focinho, além das patas que podem ser queimadas pela calçada quente.

Por isso, se você deseja realizar uma higiene completa no seu cachorro, hidrate o focinho dele com frequência e, dependendo da temperatura, aumente os períodos dos banhos. 

Já no caso de cuidados com os cães no inverno, apesar de ser mais ameno para os peludos que aguentam baixas temperaturas, os cuidados são diferentes. Uma dica importante é dar banho a seco nos dias mais frios. 

Saber os principais cuidados com os cães pode favorecer seu amigo peludo para que ele tenha uma vida longa e saudável. 

E por falar em vida saudável, nada melhor do que alimentar o seu cão com Comida Natural. Com a Pegada Natural, você pode montar a sua pegada e/ou contar com o apoio de um zootecnista.

Faça a higienização do seu cachorro com as dicas acima e invista na Alimentação Natural para dar uma vida mais saudável ao seu melhor amigo.

 

CUIDADOS COM CÃES ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL




Solicite um Orçamento

Receba conteúdos exclusivos sobre a Pegada Natural