Enriquecimento Ambiental: conheça o jeito certo do seu cão ter uma vida mais saudável

Enriquecimento Ambiental: conheça o jeito certo do seu cão ter uma vida mais saudável

Existe uma  uma forma de estimular o seu pet, proporcionando novas experiências e aprendizagem de uma maneira lúdica, chamada Enriquecimento Ambiental, já ouviu falar? Com essa técnica, o(a) tutor(a) garante o bem-estar e alegria do cachorro  durante a vida do animal.

Para saber detalhes sobre isso, venha conhecer essa prática com a Pegada Natural. Continue a leitura.

 

O que é Enriquecimento Ambiental para cães?

O enriquecimento ambiental é uma prática que tem se tornando popular nos últimos anos, mas existe desde meados da década de 70. Trata-se de promover um ambiente mais próximo da natureza para os animais que vivem em zoológicos, por exemplo.

O intuito é realizar diversas atividades para ajudar os cachorros a melhorarem seus comportamentos. Porém, em alguns casos os problemas eram causados pelo estilo de vida cativo, longe de seu habitat natural.

Sendo assim, essa técnica entra em cena quando tornamos o local e a rotina do cachorro mais enriquecidos de estímulos físicos, mentais, sensoriais, alimentares e sociais.

Em outras palavras, o enriquecimento ambiental serve para estimular o seu peludo a caçar, farejar, forragear (buscar alimento), roer, cavar, se entocar, brincar, entre outros comportamentos que o ajudem a se conectar com sua própria natureza.

Entenda a seguir, as vantagens de aplicar essa técnica com o seu melhor amigo.

 

Vantagens do Enriquecimento Ambiental para cães

Trazer a vida na natureza para o ambiente doméstico proporciona diversas vantagens para seu cachorro, pois ele se conecta com seus instintos mais primitivos. Pensando nisso, enumeramos alguns benefícios:

  1. Reduz o estresse;
  2. Auxilia seu peludo a sentir mais prazer e felicidade;
  3. Ajuda o cão a passar o tempo, evitando o tédio e a frustração;
  4. Promove bem-estar físico, mental e emocional;
  5. Conexão com os seus instintos e com o tutor;

Em suma, você consegue oferecer ao pet uma vida mais tranquila e saudável no ambiente em que ele mora. Para usufruir desses benefícios, confira como aplicar o enriquecimento ambiental. Veja no próximo tópico.

 

Como fazer Enriquecimento Ambiental para cães

O enriquecimento ambiental para cães está ligado ao fato de tornar a sua casa muito mais atrativa e estimulante para o pet. Para os cachorros, a ideia é criar um ambiente divertido e desafiador, promovendo uma interação maior entre o peludo e o ambiente em que ele vive. 

Para que essa técnica seja efetiva precisamos nos atentar para alguns pontos importantes:

 

Enriquecimento sensorial

Assim como os seres humanos, os cães possuem cinco sentidos. Com o enriquecimento ambiental, o cachorro potencializa cada um deles. Sendo assim, para estimular a audição, os tutores podem criar uma playlist  com sons da natureza, por exemplo.

Isso porque todos esses sons diferentes estimulam a audição, relaxam e entretém o seu pet. No entanto, você precisa ficar atento(a) ao volume, pois os sons altos podem causar desconforto nos cães devido a audição muito desenvolvida que possuem.

 

Enriquecimento Social

Uma prática muito simples é fazer enriquecimento social do seu cachorro. Para isso, basta levar o pet para passear em um parque ou praça, e estimular a interação com outros animais. Porém, não se esqueça de levar a coleira peitoral e a guia para uma garantir a segurança dele.

 

Enriquecimento Alimentar

Na natureza, não há um comedouro cheio na hora do almoço, certo? Portanto, os animais precisam caçar ou coletar seus alimentos. Sendo assim, uma das maneiras de realizar o enriquecimento ambiental para cachorro é recriando esse ambiente. 

Para isso, deixe de oferecer a ração seca no pote de comida e dê ao seu cão uma alimentação natural, no qual ele terá mais qualidade de vida. Além disso, você pode levar seu pet a um médico-veterinário ou zootecnista que entende deste tipo de alimentação.

Conheça a alimentação natural para cães oferecida pela Pegada Natural. Aqui, você encontra  alimentos completos, cozidos e congelados, preparados com ingredientes de qualidade e cuidadosamente selecionados. 

 

Para aplicar o enriquecimento ambiental para o seu peludo com enriquecimento alimentar, pode contar com a Pegada Natural. 

Entre em contato e fale com o zootecnista para te auxiliar na escolha da melhor refeição para o seu pet.
ENRIQUECIMENTO ALIMENTAR: PEÇA PARA O SEU AMIGO

Entre em contato conosco

Solicite um Orçamento

Receba conteúdos exclusivos sobre a Pegada Natural