Seu cachorro está soltando muito pelo? Descubra o que pode ser

Seu cachorro está soltando muito pelo? Descubra o que pode ser

Quando vemos o nosso cachorro soltando muito pelo, logo acende um sinal de alerta nos apresentando um possível problema. Aliás, é normal os cães perderem os pelos tão facilmente? Na maioria dos casos, isso ocorre quando o pet apresenta algum problema no organismo.

Por isso,é necessário saber os principais motivos de um cachorro perder pelo e como agir. Continue a leitura e descubra!

Afinal, é normal um cachorro soltando muito pelo?

Para quem tem cachorro, é comum encontrar pelo espalhado pela casa, não é mesmo? Porém nem todas as raças são iguais, uma vez que umas soltam mais pelos que outras.

Isso porque os animais possuem um ciclo folicular parecido com o do ser humano. Sendo assim, a pelagem dos cães passa por três fases: crescimento, repouso e queda.

Contudo, a queda de pelos nada mais é que um sinal de envelhecimento do próprio pelo ou do folículo. Ou seja, neste caso não há com o que se preocupar, pois o seu pet está renovando a pelagem.

No entanto, no caso de um cachorro soltando muito pelo, vale ficar atento(a). Se você percebeu que o seu amigo está perdendo mais em uma parte do que em outras, por exemplo, então é melhor buscar a ajuda de um médico-veterinário para verificar o que está acontecendo.

Antes disso, confira os motivos pelos quais os cachorros costumam soltar muita pelagem, a seguir.

Porque o cachorro está soltando muito pelo?

Nas mudanças das estações do ano, é normal ver o cachorro soltando muito pelo. Isso porque é o momento do cãozinho trocar a pelagem, garantindo mais conforto de acordo com cada estação do ano.

Dessa forma, algumas raças têm o chamado subpelo, uma camada extra de pelagem. No qual, em épocas mais quentes do ano, como a primavera, são substituídas por pelos mais finos.

Se está se perguntando porque o cachorro solta muito pelo, ao reparar numa queda excessiva, então é bom conhecer os motivos que levam a queda exagerada de pelos e o que fazer nessas horas.

  • Traumas ou estresse

O primeiro ponto que você precisa saber é que situações que causam traumas ou estresse também são fatores que contribuem para a queda exagerada da pelagem do animal.

Sendo assim, é preciso pensar nos possíveis motivos que causam esse estado de nervos no seu pet, como por exemplo: mudanças bruscas de endereço, maus tratos, ficar muito tempo sozinho ou sem alimentação. 

  • Problemas hormonais

Outro fator que influencia a queda excessiva de pelos do seu cachorro são problemas como tireoide, síndrome de Cushing ou gestação, diabetes que interferem diretamente no ciclo de pelagem dos cachorros. 

Uma vez que desregulam os hormônios do seu pet, esses problemas podem ser a causa do seu cachorro ficar soltando muito pelo.

  • Infecções parasitárias

Como as infestações de pulgas e carrapatos podem causar alergias no pet, ao serem picados, é comum que os cachorros apresentarem muita coceira no local da picada. Sendo assim, temos mais uma causa da queda de pelos do seu cão.

Por isso, o uso de antiparasitários é crucial para evitar o contágio de parasitas e a coceira.

  • Alergias a produtos ou alimentos

Falando em alergias, elas também influenciam na queda de pelos. O que pode ocorrer devido ao uso de cosméticos, produtos de limpeza e alergia à alimentos 

Então, ao notar áreas com menos pelos, não pense duas vezes em levar seu cachorro a um médico-veterinário de confiança.

Mesmo apresentando todos esses possíveis motivos de perda de pelo, é importante reforçar que você deve verificar com um profissional que entende do assunto e que pode ajudar o seu pet a parar de perder a pelagem; o médico-veterinário. 

Então, leia até o final, descubra como se prevenir das quedas de pelos do seu cão e leve-o a um especialista.

Como prevenir a queda de pelo do seu cachorro?

Agora que você já sabe que os cachorros soltam pelos normalmente e já conheceu alguns dos motivos que levam à essa queda acentuada de pelagem, chegou o momento de saber como prevenir. 

Escove adequadamente

Pentear o pet com frequência os pelos do seu bichinho ajuda a liberar os pelos que ficam soltos pelo corpo, evitando a queda pela casa. Além do mais, eles adoram essa prática e ficam muito felizes com isso, geralmente.

Algumas escovas possuem tecnologias que ajudam a retirar os pelos mortos e estimulam os óleos naturais da pelagem do cão. 

Alimentação de qualidade

Ofereça alimentação natural e petiscos de qualidade ao seu cachorro. Com uma alimentação mais saudável balanceada, rica em ingredientes de qualidade, é possível garantir maior vitalidade, resistência e brilho aos pelos do seu pet, evitando a queda.

Se a raça do seu cachorro é daquelas que solta um grande volume de pelos, você pode fazer uma mudança na dieta dele. Uma sugestão recomendada por médicos-veterinários para uma alimentação de qualidade é a Alimentação Natural para Cães, como a carne com aveia e frango com quinoa, que podem ajudar a reduzir a queda da pelagem.

Uso de antiparasitários

Outra maneira de prevenir que o seu cachorro fique soltando muito pelo, é usar medicamentos antiparasitários, antipulgas e carrapatos conforme a indicação do clínico do seu pet. Assim você evita que animal contraia os parasitas que influenciam na perda de pelagem.

Cuidados na hora do banho

Se você dá banhos no seu cachorro, utilize apenas produtos próprios específicos para ele. Em seguida, seque bem o pet a fim de evitar que ele contraia fungos na pele. Pois estes podem causar coceiras, irritação e a queda dos pelos.

Consulte um médico-veterinário

Caso você perceba que o pet está coçando muito um determinado local e/ou perdendo pelos, leve-o ao médico-veterinário. Esse profissional vai avaliar se o seu amigo pode estar com algum problema de saúde e pode indicar o melhor tratamento.

Aliás, o tratamento da queda de pelos só é possível quando detectar o verdadeiro problema. Se for algo nutricional, pode ser indicado a suplementação com vitaminas e ômega 3 e 6.

Já no caso de outras doenças, o médico-veterinário pode indicar produtos específicos para a queda, como shampoos ou medicamentos, por exemplo.

O seu cachorro está soltando muito pelo? Converse com o médico-veterinário da Pegada Natural e aproveite para oferecer ao seu cachorro, mais qualidade com a Alimentação Natural.

Como a alimentação é um dos fatores primordiais para manter a pelagem do seu pet mais saudável, nada melhor que incluir no cardápio alimentos com uma dieta elaborada por especialista em Nutrição de Cães. 

Além disso, com a Pegada Natural a alimentação do seu cão é preparada através das boas práticas de fabricação e de segurança alimentar.

Por isso, escolha na nossa loja as melhores refeições para o seu peludo. Monte a sua Pegada!

ALIMENTAÇÃO COM CUSTO-BENEFÍCIO E QUALIDADE

Solicite um Orçamento

Receba conteúdos exclusivos sobre a Pegada Natural